Clique aqui para conversar pelo WhatsApp
Mais de 50% das pessoas acima de 65 anos tem artrose em alguma articulação. Após os 85 anos, praticamente todas as pessoas (85 a 100%) tem sinais de artrose!. No joelho, estima-se que 16% da população mundial tem sinais de artrose.

Qual a diferença entre artrite ou artrose?
Artrite é o desarranjo da cartilagem de uma articulação, levando a dor, inchaço, rigidez, instabilidade e também frequentemente a deformidade. Uma artrite grave interfere com as atividades do dia-a-dia de uma pessoa e impacta na sua qualidade de vida.
O tipo mais comum de artrite é a Osteoartrite ou Doença degenerativa da articulação – também conhecido como o “desgaste” da articulação, já que a cartilagem vai simplesmente desaparecendo. Conforme a cartilagem vai de desgastando o osso começa a esfregar osso com osso causando uma dor bem desconfortável e atrapalhando a movimentação.
Artrite inflamatória é a que se apresenta com inchaço e calor da articulação, levando a liberação de substâncias que atacam a cartilagem e levam a sua destruição Abaixo, cito exemplos de doença que são tipos de artrite inflamatória por natureza
- Artrite Reumatoide,
- Lúpus Eritematoso Sistêmico,
- Gota
- Artrite Psoriática

E que é artrose? Quando se fala em ARTROSE, na maioria das vezes estamos nos referindo a Osteoartrite, que como viram acima, é o tipo mais comum de artrite. Ela é uma doença que causa o desgaste da cartilagem e, por consequência, causa dano no osso logo abaixo da cartilagem (osso subcondral), formação de osteófitos (bicos de papagaio), frouxidão dos ligamentos, enfraquecimento dos músculos ao redor da articulação e, em alguns casos até inflamação e distensão da sinóvia (que é um tecido que está dentro da articulação). Por isso é comum pessoas com artrose se queixarem que a articulação às vezes está inchada.
O que causa a artrose?
A causa mais frequente é genética, já que a duração da cartilagem de cada indivíduo é baseado na sua genética. Se seus pais tiveram artrite você também pode desenvolver. Traumatismo ou dano na articulação também pode levar a osteoartrite. Uma queda feia, uma batida forte ou uma fratura no joelho em qualquer fase da vida pode levar a um dano na cartilagem da articulação. Se essa lesão na cartilagem não cicatrizar propriamente, pode ser que a articulação seja submetida a uma carga maior do que o previsto, já que a cartilagem não irá amortecer o impacto como deveria levando a um desgaste da articulação com o tempo.
Pacientes que tiveram uma lesão do tipo ruptura do menisco ou ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho tem um risco muito maior de desenvolver artrite.
O que a pessoa que tem artrite ou artrose sente?
A dor é disparado o sintoma mais comum em pacientes com desgaste e artrite do joelho. Ela geralmente é descrita como uma dor na frente ou nos lados do joelho e geralmente ela piora quando estamos fazendo alguma atividade que cause uma carga na articulação (caminhar, por exemplo). Geralmente ela alivia com o repouso (ao sentar ou deitar para descansar). É comum o paciente sentir dor de noite e, conforme a artrose vai ficando mais grave, pode inclusive atrapalhar o sono da pessoa, não deixando-a a dormir por causa da dor.
Devido a artrose também é comum que o paciente tenha rigidez da articulação acometida, tendo dificuldade para movê-la com uma velocidade adequada e também é comum que ele caminhe mancando!
Pode ter dificuldade de subir e descer escadas principalmente e também de caminhar longas distâncias.
Como saber se eu tenho artrose?
O diagnóstico geralmente é feito através da história médica do paciente, do exame físico e com exames de radiografia (raios-X) do joelho afetado. Em alguns casos exames de sangue podem ser solicitado para diagnósticar alguns tipos de artrite inflamatória.
Muitos pacientes chegam à consulta pedindo para realizar uma ressonância magnética do joelho para diagnosticar uma artrose. Porém, na imensa maioria dos casos é desnecessário solicitar uma ressonância magnética do joelho pois não acrescenta nada no diagnóstico, sendo um gasto de tempo e dinheiro. Por incrível que pareça, a radiografia (raio-x), mesmo sendo um exame que existe há mais de 100 anos, é mais útil nestes casos.
Existe tratamento para artrose?
Depois que a artrose se instala e a cartilagem se desgasta, não tem como nosso organismo criar nova cartilagem. Assim, nós temos diversos tratamentos que buscam melhorar a dor e a mobilidade da articulação acometida pela artrose.
Existe uma variedade grande de tratamentos para artrose e eles se dividem basicamente em NÃO-cirúrgicos e cirurgia de colocação de prótese. Veja abaixo a lista com diversas das opções de tratamento para artrose:
- Dieta para redução de peso – Quanto menos peso nos temos, menos peso passa pelas articulações, causando assim menos dor e desacelerando o desgaste e evolução da artrose
- Exercício físico -Sim, embora possa parecer estranho, o exercício físico ajuda a melhorar as dores da artrose das articulações. Quanto mais parado uma pessoa fica, mais dor ela tende a ter. Claro que se você estiver com dor e acima do peso não deve sair por aí fazendo corrida, por exemplo, pois vai causar mais impacto no seu joelho. Natação ou hidroginástica são ótimas opções de exercício físico para quem tem artrose
- Remédios- medicações antiinflamatórias ajudam a aliviar a inflamação dentro da articulação e são muito utilizadas nos casos de artrose. Porém, estas medicações podem ter efeitos colaterais graves como dor de estômago, alteração da função dos rins, alteração da pressão sanguínea e podem ocasionar, inclusive, sangramento interno. Por isso, é muito importante consultar com seu médico e ver se medicações antiinflamatórias são uma opção para você
- INFILTRAÇÕES – Injeções com corticosteroides em baixa quantidade diretamente dentro da articulação podem ser feitas para diminuir a inflamação e a dor. Também há opção de fazer injeções na articulação com ácido hialurônico (chamamos de viscossuplementação) e que nada mais é do que uma substância viscosa que ajuda a lubrificar a articulação e a diminuir a dor causada pelo atrito “osso com osso” da área onde não tem mais cartilagem . Geralmente pode se repetir a injeção de corticoide de 3 a 4 vezes por ano. A grande vantagem é que esta medicação é injetada na articulação com artrose e os efeitos colaterais são menores no resto do corpo.

- Cirurgia para substituição da articulação doente com artrose por prótese –


Fonte:
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1521694205001087
https://www.thelancet.com/journals/eclinm/article/PIIS2589-5370(20)30331-X/fulltext
https://www.minhavida.com.br/materias/materia-17435
https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/ortopedia/artroplastia-de-joelho/